Comprar ou alugar um imóvel para seu estúdio de música?

Qualquer músico que se preze sabe que fazer um som na casa da mamãe atrapalha seu desenvolvimento (a não ser que sua mãe seja a Sheryl Crow), muitas vezes até fazer som na própria casa é ruim, já que tem que dividir atenção com esposa/marido, filhos, etc. A solução é ter um imóvel próprio para montar um estúdio de música em casa.

Alugar ou Comprar?

No momento de procurar o local ideal o primeiro item a decidir é sobre alugar ou comprar. Optar pela locação é uma boa opção já que em caso de arrependimento pelo imóvel ou localização basta pagar a multa de locação (geralmente 3 meses do valor do imóvel) e sair do local.

No caso de comprar um imóvel para sair repentinamente fica mais difícil, já que precisará vender ou alugar para outra pessoa. Em contrapartida comprar um imóvel te permite total liberdade para fazer as alterações necessárias na planta, tirando e colocando portas, instalado isolamento acústico para o home studio, montando todos os detalhes do estúdio dos seus sonhos livremente.

Em um imóvel alugado você precisará pedir autorização para o locador e para a imobiliária toda vez que quiser fazer alguma alteração além do normal. Claro que existem maneiras de fazer o isolamento acústico sem mexer muito no imóvel, por exemplo, usando uma segunda parede de madeira ou gesso acartonado.

Mas você também precisará fazer isso no teto e até no chão! Portanto não vai sair barato, se optar por locação tenha certeza que vai alugar a casa por muito tempo, pois pode ter prejuízo com a montagem e desmontagem do estúdio.

Vale a pena comprar um imóvel na planta pensando em montar um estúdio no futuro?

Muitos amigos músicos têm considerado a possibilidade de investir em um imóvel na planta, (principalmente casa de condomínio, com paredes distantes dos vizinhos).

Na concepção de meus amigos o que mais deslumbra é a forma de pagamento do imóvel na planta; com preço mais barato do que a média, uma pequena entrada durante a obra, e o financiamento após a entrega das chaves. Características muito interessantes para aquisição de um imóvel equiparado ao imóvel usado ou mesmo aluguel.

O que explico aos colegas músicos é que existem também muitos riscos atrelados a compra de imóvel na planta, já que não se sabe exatamente a qualidade da estrutura ao final da obra, pois ao visitar o decorado os materiais são diferentes dos entregues, o decorado apenas exibe o formato da planta. Imagine receber um imóvel com rachaduras e problemas estruturais, é muito transtorno. No imóvel usado você já sabe exatamente o que vai receber.

Mas o principal risco do imóvel na planta é o atraso na entrega do imóvel, muitas construtoras atrasam mais do que os 180 dias permitidos por lei, deixando os clientes embaraçados. Um último risco é a reprovação do financiamento pelo banco, pois nada garante que você vai conseguir manter ou melhorar a renda atual quando chegar a hora de verificar seu crédito junto à instituição financeira.

Para todas essas questões existe a possibilidade de desistência de compra de imóvel na planta, também chamado popularmente de distrato de imóvel. Aliás, os distratos de contrato entre consumidores e construtoras têm ocorrido aos milhares em todo Brasil.

Conclusão

Não existe uma resposta definitiva se é melhor comprar ou alugar o imóvel para construir seu Home Studio. Liste os prós e contras de acordo com sua situação financeira atual.

Leve em consideração: valor de materiais e mão de obra para montar a estrutura, valor do aluguel, valor da multa caso desista do imóvel, valor da compra do imóvel (entrada, financiamento), localização do imóvel (é boa para receber clientes?), vizinhança (lida bem com barulho? Quais horários eles aceitam barulho? Afinal o isolamento não garante que seus vizinhos não iram escutar nada).

Boa música!
#TocaRaul!